Oi minha gente!!
Hoje o assunto que me traz aqui, é bastante docinho!!
Num fim-de-semana destes, tive uns amigos cá por casa, e a sobremesa com que foram brindados foi uma mousse de maracujá!
Esta foi a primeira vez que utilizei o maracujá neste doce. Foi um pouco estranho, pois abri a lata e vi as pevides..... Pensei que a polpa viesse sem as pevides! (...) Ainda tentei separar mas foi um esforço inglório..... pois acabei por usar a polpa na integra!
O que interessa é que ficou muito bom! Estranho era estar a rilhar com os dentes nas pevides, quando a mousse é suposta ter uma textura suave! Any way...!
Vou contar como fiz, para que se possam inspirar, e adoçar a boca a futuros convidados! ;)
1º - Num tachito juntar as 6 gemas com a lata de leite condensado (+/- 300-400gr), envolvam tudo até ficar homogéneo e cozer em lume brando. Têm de ir mexendo para não agarrar!!!! Deixem cozer até ficar bem preso.
2º - Noutro tachito juntar a polpa de fruta mais a gelatina (em pó (1 saqueta) ou em folha (4)) envolvendo bem, ferver em lume brando +/- 3-5 min, e mexendo de vez em quando.
Não se armem em heróis, e não tentem fazer o (1º) e (2º) ao mesmo tempo.
O (1º) agarra-se mais depressa do que o diabo esfrega um olho! ;)
Caso sejam bem sucedidas, os meus antecipados parabéns!! ;)
Caso sejam bem sucedidas, os meus antecipados parabéns!! ;)
3º - Juntar o (1º) e (2º).
4º - Numa taça bater as 6 claras em castelo.
DICA: Juntar uma pitada de sal antes de começar a bater, e quando as claras começarem a querem prender, juntar uma colher de sopa de açúcar branco, e continuar a bater até ficar bem preso.
E adicionar ao (3º).
DICA: Com cuidado, deve ser sempre envolvido e não mexido, se possível utilizar um rapa para juntar as claras a qualquer preparado.
5º - Bater 1 pacote de natas em chantily. E Juntar ao (4º)
DICA: Devem colocar o - pacote + recipiente onde vão bater + varas - no congelador, por 10-15 min. Podem-no fazer quando iniciarem a sobremesa.
DICA: Quando abrirem o pacote das natas, para terem 100% de certeza que as natas vão levantar, deitem aquela aguadilha que vem junto com a nata. Mas atenção para não deitarem fora a mais.
Depois coloquem uma taça e levem ao frigorifico, tapado.
E cá está a dita mousse!
E cá está a dita mousse!
Esta sobremesa pode ser feita com várias bases, ou seja, com manga, morangos, ananás, é só escolher.
Mas há que ter em atenção que quando usam fruta que não seja enlatada, isto é, fruta fresca, é necessário ferve-la com açúcar. Isto para que a acidez seja cortada, caso contrário as claras deslaçam.
Beijinhos e bom inicio de semana de trabalho!!
Tem óptimo aspecto... mas eu sou suspeita! Como tudo o que é doce ;p))
ResponderEliminarDaí os kgs........
Hummm... já somos duas, caríssima! ;)
EliminarBeijinhos!
Também fiz uma mousse de maracujá seguindo a receita da lata e ficou ótima. E segundo me parece dá menos trabalho que essa. Passa no meu blogue para veres.
ResponderEliminarBeijinhos.
http://ocalordaaprendizagem1.blogspot.pt/
Olá
EliminarBem-vinda a este cantinho!
Sim é um pouco trabalhosa!! :) Mas vale bem a pena! ;)
Beijinhos!