23 novembro 2012

Desperdícios!

Já alguma vez repararam na quantidade de desperdício que vem com as nossas compras de supermercado?
Espero que sim!
Ora vejam esta imagem:


Ele é caixinhas dentro de caixas, ele é produtos embalados por duas vezes! Irra!
Já cheguei à conclusão que depois de colocar tudo na despensa e no frigorífico, o meu caixote do lixo fica cheio!
Será que as pessoas, ditas inteligentes e entendidas no assunto, não conseguem pensar numa solução? (ou  sera que são as chamadas as inteligentemente burras!)
É que é material que pagamos, não consumimos, não lhe damos qualquer tipo de uso, e que vai directamente para o lixo! 
Já na padaria é a mesma coisa, todos os dias antes de vir para o trabalho, passo por lá. Todos os dias é um saquinho de plástico! (Eu reutilizo os sacos)
Então os frascos de vidro? É do café, polpa de tomate, iogurtes, eu sei lá mais o quê!!
(Vejam o exemplo da NASA, o tipo de embalagens que são enviadas para o espaço, juntamente com os astronautas. Existe muito pouco desperdício.
Pois... mas as embalagens giras, com formas peculiares e desenhos apelativos, atraem muito mais os consumidores, ou seja, mais vendas!)
Ainda me lembro de a minha mãe dizer que quando começaram a surgir as primeiras latas de conserva (tipo as de pêssego), colocavam uma asa e servia como um caneca!
Hoje em dia existe um consumismo desenfreado. E depois é lixo atrás de lixo!
Quando se estragava um aparelho eléctrico, mandava-se arranjar. Muitas vezes não era por falta de dinheiro que poderia impedir a compra de um novo equipamento, mas pela mentalidade, se estava estragado arranjava-se. Apenas quando não tinha conserto é que se comprava novo.
Se pensarem bem as pequenas lojas de reparações, foram acabando, sendo substituídas pelas crescentes mega-fabricas na R.P.C. (República Popular da China, nome chique agora!)
Hoje as coisas ainda nem estão estragadas, e já se pensa em ir comprar qualquer coisa nova, pois o que se tem já está ultrapassado.

Mas já começo a notar uma volta nesto comportamento. Esta crise está a fazer com que muita gente volte aos antigos hábitos. Até mesmo no lixo, já se nota uma diminuição, relativamente aos alimentos. É feito um melhor aproveitamento.


É como se diz, existem males que vêm por bem!

Caso contrário:



0 Ideias:

Enviar um comentário